Um Estudo Comparativo entre a Visão de Líderes e Liderados sobre a Importância de Soft Skills em Desenvolvimento de Software.

Um Um Estudo Comparativo entre a Visão de Líderes e Liderados sobre a Importância de Soft Skills em Desenvolvimento de Software


Autores: Murilo Coelho Instituto Atlântico / UECE | Allysson Allex AraújoUFCA | Sávio FreireIFCE | Matheus PaixaoUECE

DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2024.3073

Local de publicação: Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASES 2024)


Resumo

A indústria de software tem buscado por profissionais que disponham de uma competência e visão assertiva em torno das soft skills. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar e comparar quais são as soft skills mais importantes a partir das perspectivas de pessoas líderes e não líderes. Para tanto, realizou-se um survey com 42 profissionais do Instituto Atlântico, um dos maiores Centro de Ciência e Tecnologia do Brasil. Como resultados, observou-se que, na visão dos líderes, habilidades de comunicação, comprometimento e responsabilidade, trabalho em equipe e motivação são as soft skills mais valorizadas. Por sua vez, na visão dos não líderes, trabalho em equipe, comprometimento e responsabilidade, habilidades de comunicação e ansiedade para aprender são as soft skills mais valorizadas. Como contribuições, oportuniza-se uma reflexão analítica sobre a importância das soft skills a partir da percepção de líderes e não líderes.